Adubos verdes substituem insumos nas lavouras agrícolas

Abubos verdes substituem insumos nas lavouras agrícolas

 

PELOTAS [ ABN NEWS ] — Nas últimas décadas, grande parte do nitrogênio (N) exigido pelas culturas tem sido suprida por fontes minerais. No entanto, o aumento no custo desses insumos, aliado à crescente preocupação com a poluição das águas e da atmosfera pelo uso indiscriminado de fertilizantes nitrogenados, tem estimulado a busca de fontes alternativas de nitrogênio, que possibilitem a substituição integral ou parcial dos fertilizantes minerais.

Na produção de cereais de verão o cultivo de leguminosas de inverno como adubos verdes tem sido considerado como uma alternativa promissora para atender à demanda de nitrogênio das culturas, devido ao seu potencial de fixação biológica de N.

O uso de adubos verdes como fonte de nitrogênio para a cultura do arroz irrigado é ainda incipiente no Sul do Brasil; porém, sua adoção em outros países com tradição na produção de arroz, como os da Ásia, é uma realidade.

Segundo a pesquisadora Walkyria Bueno Scivittaro, resultados de pesquisa indicam que a contribuição em nitrogênio de adubos verdes para a cultura do arroz irrigado tem sido comparável à de fertilizantes minerais. Além disso, por atuarem como uma rotação de culturas e por cobrirem o solo durante o período de entressafra, os adubos verdes promovem melhorias em atributos físicos, químicos e biológicos do solo, auxiliam no controle de plantas invasoras e reduzem fontes de inóculo de pragas e de doenças.

Estudos recentes têm indicado espécies de leguminosas com elevada capacidade de fixação de nitrogênio e adequadas ao cultivo nas áreas de terras baixas do Sul do País, sendo uma fonte promissora de N para o arroz irrigado. O emprego desses adubos verdes atende às necessidades do sistema produtivo de arroz irrigado da região, representando uma possibilidade de elevação dos patamares de produtividade da cultura, sem onerar os custos de produção. Além disso, é uma medida de caráter conservacionista, que reduz os riscos de poluição ambiental.

“Os resultados obtidos mostram que leguminosas de inverno como o trevo-persa, trevo-branco e cornichão apresentam boa capacidade de crescimento e adaptação ao cultivo, durante o inverno, nas terras baixas do Rio Grande do Sul, produzindo, desde o primeiro ano de cultivo, quantidades elevadas de matéria fresca e seca”, destacou Walkyria.

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), há alguns anos, vem realizando estudos para avaliar o potencial de fornecimento de nitrogênio de adubos verdes para a cultura do arroz irrigado e a viabilidade de seu uso na substituição ou suplementação das fontes minerais do nutriente.

Uma estação programada no dia de campo Sistema de Produção em Terras Baixas Alternativas para a Sustentabilidade, vai apresentar os resultados de pesquisa referentes a esse trabalho, como indicação de fontes alternativas de nitrogênio para o arroz irrigado no Rio Grande do Sul.

A unidade de pesquisas programa o dia de campo para o próximo dia 28, com mais três estações que incentivam práticas agrícolas que respeitam princípios de sustentabilidade ao ambiente, a saúde do agricultor e especialmente ao consumidor, na Estação Experimental Terras Baixas (ETB). Os interessados podem se inscrever no local. A atividade começa às 8h30 e se estende até as 13h30.

Acompanhe a programação

Estação 1: Sistemas Integrados de Produção: com enfoque na Integração Lavoura Pecuária e Diversificação de Culturas, com a demonstração da Integração Lavoura Pecuária na sucessão de culturas e também na Diversificação da produção de grãos em Terras Baixas.

Estação 2: Manejo Alternativo de Água e Solo: com destaque para os Sistemas de Irrigação e Manejo de Solo Pós-colheita, com a apresentação de alternativas no Manejo da irrigação para racionalização do uso da água e no Manejo do solo Pós-colheita.

Estação 3: Cultivares de Arroz: onde serão apresentadas tipos especiais e novas cultivares, obtidas através do programa de Melhoramento genético de arroz irrigado da Embrapa, incluindo também, a apresentação de novas linhagens para lançamento. Nesta estação, haverá um importante espaço para orientação à Produção de Sementes.

Estação 4: Racionalização no Uso de Insumos: com destaque a práticas que substituam Fertilizantes, Agrotóxicos e Sementes. Serão mostradas Fontes Alternativas de Nitrogênio em Arroz Irrigado, as possibilidades de Manejo de inseticidas no tratamento de sementes de arroz e como as experiências na pesquisa alcançaram a Fixação Biológica de Nitrogênio – FBN.

Texto de Cristiane Betemps da Embrapa Clima Temperado com colaboração de Walkyria Bueno Scivittaro, Pesquisadora da Embrapa Clima Temperado
 


 


 

DESDE 1924: ABN AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS

SINCE 1924: ABN NEWS + BRAZILIAN NEWS AGENCY