Acnur em nota oficial destaca que ataques contra deslocados pela guerra na Síria desrespeitam direito internacional humanitário

Esta foto de 2013 mostra ajuda humanitária chegando aos deslocados internos de Azzas, região localizada ao norte da Síria

Esta foto de 2013 mostra ajuda humanitária chegando aos deslocados internos de Azzas, região localizada ao norte da Síria

 

GENEBRA [ ABN NEWS ] — Por meio de nota oficial distribuída nesta sexta-feira (6), a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) condenou duramente os ataques aéreos na Síria contra acampamentos de populações deslocadas pela guerra no país, ocorridos nesta quinta-feira (5).

“O ACNUR está profundamente chocado e consternado com os relatos de que muitas pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas nestes ataques aéreos. As pessoas haviam procurado segurança na região de Idleb, norte da Síria, e os primeiros relatos informam que crianças estão entre as vítimas”, diz o comunicado divulgado em Genebra.

Para o ACNUR, “os ataques são uma violação flagrante do direito internacional humanitário e dos direitos humanos e demonstram mais uma vez a extrema dificuldade enfrentadas pelos civis que fogem da violência na Síria, na tentativa de encontrar segurança”.

O assentamento informal de Ghita Al-Rahmeh, perto da aldeia de Al-Kamoneh – localizado a sudeste da cidade de Sarmada na região de Idleb – abrigava cerca de 2.500 pessoas (450 famílias) que já haviam fugido no final do ano passado de suas casas localizadas no oeste e na zona rural de Aleppo. Os relatórios obtidos pelo ACNUR indicam que muitas pessoas fugiram para regiões próximas, temendo novos ataques.

As vítimas dos ataques de ontem estão entre cerca de 6,5 milhões de deslocados internos na Síria, vítimas da guerra civil no país. Muitos deles já de deslocaram diversas vezes dentro do território sírio, devido à expansão do conflito ao longo dos últimos cinco anos.

“Esta é uma tragédia inaceitável, pois civis que já fugiram para salvar suas vidas foram alvos desta maneira. Os ataques demonstram desprezo vergonhoso pela inviolabilidade do caráter civil dos assentamentos criados para abrigar populações deslocadas internamente por causa da guerra”, afirmou o ACNUR no comunicado. “Uma solução política para o conflito sírio é mais urgente do que nunca”, completou a Agência da ONU para Refugiados.