África do Sul divulga número recorde de turistas brasileiros no país

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — O Brasil entrou para o top 10 de principais destinos emissores de turistas para a África do Sul. Segundo dados anunciados pelo presidente Jacob Zuma nesta quinta-feira, 25, em Cape Town, 78.376 brasileiros estiveram no país em 2012, um aumento de 44,7% em relação ao ano anterior. Agora, o Brasil ocupa a 9ª posição no ranking de países que mais desembarcam turistas em solo sul africano.

Os países emergentes foram os que apresentaram melhores índices de emissão de turistas para a África do Sul. China e Índia, por exemplo, elevaram a posição da Ásia no ranking, deixando o continente com crescimento e 33,7 % de emissões, enquanto as Américas Central e do Sul registraram aumento de 37%, graças aos bons resultados alcançados pelo Brasil.

Países emergentes mostram sua força

Os mercados emergentes passaram a ter uma participação mais efetiva no turismo sul africano há alguns anos, quando o destino reforçou as ações de marketing junto aos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Desde 2009 o número de turistas chineses triplicou, enquanto o desembarque de brasileiros dobrou.

“A 5ª Cúpula do Brics, realizada em Durban no final de março, demonstrou o potencial desses países para nossa indústria, e turismo não é uma exceção. Juntos, os países do Brics enviaram 330.834 turistas para cá, e a tendência é crescer mais”, disse o presidente Zuma.

Turismo sulafricano cresce em ritmo acelerado desde a Copa de 2010

O turismo, de maneira geral, passa por um momento promissor na África do Sul. Em 2012, 9.188.368 turistas internacionais desembarcaram no destino, um aumento de 10,2% em relação ao ano anterior. O crescimento representa mais que o dobro da média global registrada em outros destinos, que totalizaram aumento de 4% no número de viajantes dentro do mesmo período, segundo estimativa da Organização Mundial de Turismo (OMT).

A Europa segue como principal destino emissor, com um total de 1.396.978 viajantes – o que responde por um aumento de 9,5% na comparação com o ano anterior – sendo a maior parte da Grã-Bretanha (438.023). Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar (326.643) e foram seguidos por Alemanha (266.333), China (132.334) e França (122.244).

Durante esse período, os turistas injetaram 76,4 bilhões de Rands (algo em torno de R$ 16.838.560,00) na economia local e passaram, em média, 7,6 noites no país.

Diferencial é, além da natureza, a alma amigável do povo sulafricano

“Estamos muito felizes com o crescimento contínuo de viajantes vindo de todas as partes do mundo, isso indica que nos firmamos definitivamente como um destino turístico competitivo. Nossa reputação como destino hospitaleiro, amigável, inspirador e único só aumenta”, afirmou Zuma durante seu pronunciamento em Cape Town. Ele creditou o sucesso ao profissionalismo da indústria de turismo nacional, que é capaz de oferecer experiências sob medida e para todos os bolsos.

Ao mesmo tempo, o presidente afirmou que o país não pode se acomodar no bom momento, visto que cada vez mais países despertam para a importância do turismo para a economia e fortalecimento do mercado de trabalho. “Precisamos continuar comprometidos para seguir crescendo, sempre com a cooperação dos sul-africanos – eles podem se tornar importantes embaixadores do turismo nacional”.

THE ABN NEWS IN ENGLISH: TRAVEL & TOURISM

THE ABN NEWS IN PORTUGUESE: TRAVEL & TOURISM

BRAZILIAN NEWS AGENCY – ABN NEWS IN ENGLISH

Read more África do Sul divulga número recorde de turistas brasileiros no país