Ameaças fitossanitárias são tema de caravana em Minas Gerais

Caravana Embrapa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — Entre os dias 25 e 27 de março, a Embrapa percorrerá três regiões de Minas Gerais levando informações a respeito de diferentes pragas que atacam culturas agrícolas, com destaque para a Helicoverpa armigera. É a Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias, que já passou por vários estados brasileiros desde o final de 2013.

A primeira escala é em Passos, cidade que fica na região Sudoeste do estado. Os pesquisadores Ivan Cruz e Fernando Hercos Valicente, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Sérgio Abud, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), e José Ednilson Miranda, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), além de Paulo Bettine, da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso), vão apresentar informações divididas em cinco módulos temáticos.

O primeiro tema são as ameaças fitossanitárias de forma geral, que são pragas com potencial de promover ataques a lavouras brasileiras. O destaque é a Helicoverpa armigera, que vem tirando o sono de produtores em várias regiões do País. Outro tema é o MIP (Manejo Integrado de Pragas), que consiste em utilizar ferramentas de controle complementares no campo.

A tecnologia adequada de aplicação de defensivos, que considera o ingrediente ativo, a formulação e a aplicação em si desses produtos, é outro módulo temático. O quarto tema é o manejo de proteínas Bt (Bacillus thuringiensis) e o controle químico. E, por último, será tratado o controle biológico, tecnologia que a Embrapa aposta como sendo fundamental dentro do MIP.

Os temas se repetem nas duas outras cidades mineiras visitadas pela caravana, que são Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Unaí, no Noroeste do estado. Os focos principais da Embrapa com esta ação de transferência de tecnologia, em termos de culturas agrícolas, são em soja, milho e algodão.

Números

Nesta safra 2013/2014, Unaí deve produzir mais de 311.000 toneladas de soja, com produtividade média de 2,5 toneladas por hectare. Já Uberaba deve produzir cerca de 255.000 toneladas, com produtividade média de 3 toneladas por hectare.

No caso do milho, a cidade do Triângulo tem prevista uma produção de 406.000 toneladas, com média superior a 7,8 toneladas por hectare. Por sua vez, Unaí deve produzir 262.500 toneladas, com produtividade de mais de 6,5 toneladas por hectare.

E Unaí deve ter produção de mais de 13.900 toneladas de algodão, com produtividade média de 3,6 toneladas por hectare. Todos os números foram levantados pela Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais).

Serviço:

Confira abaixo informações sobre as três etapas da Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias em Minas Gerais

Data: 25 de março de 2014
Horário: 8h30
Cidade: Passos-MG
Local: Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande)

Data: 26 de março de 2014
Horário: 8h30
Cidade: Uberaba-MG
Local: SRU (Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba)

Data: 27 de março de 2014
Horário: 8h30
Cidade: Unaí-MG
Local: Capul (Cooperativa Agropecuária Unaí)

O site oficial da caravana é o http://www.cnpso.embrapa.br/caravana

 


 


 

DESDE 1924: ABN AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS

SINCE 1924: ABN NEWS + BRAZILIAN NEWS AGENCY