Andreia Donadon Leal indicada para o Troféu Rio 2016 da União Brasileira de Escritores

Andrea Donadon Leal indicada para o Prêmio UBE Rio 2016

 

RIO DE JANEIRO [ ABN NEWS ] — O Troféu Rio da UBE (União Brasileira de Escritores ), que contempla intelectuais e entidades que tenham ativa participação na cultura do País, traz este ano a indicação da artista e escritora do Movimento Aldravista, Andreia Donadon Leal.

Andreia é especialista Artes Visuais: Cultura e Criação, Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Doutora Honoris Causa pela Universidade de Estudos Ibero-americanos de Roraima, além de autora de 15 livros e de 450 obras de arte. Conduz também Espaço Cultural “Casa da Arte Aldravista e do Projeto Poesia Bate à Sua Porta”, com acervo de milhares de livros, para visitação, aulas e leituras.

Nascida em Itabira, Andrea vive há 14 anos em Mariana. Seu trabalho na área cultural é focado na arte e literatura aldravistas, além de coordenar o Projeto Poesia Viva (A Poesia Bate à Sua Porta- Vencedor do VivaLeitura), responsável pela distribuição de 42 mil livros, e democratizando a produção poética na rede de ensino.
O evento, que homenageia nomes da Cultura Brasileira, tem também Godofredo de Oliveira Neto e Marcus Vinicius Quiroga na disputa pelo prêmio. Entre os vencedores de edições anteriores estão, Ruy Castro, Ferreira Gullar, Ana Maria Machado, Domício Proença Filho.

 

Andrea Donadon Leal durante Movimento de Ação Cultural

 

Sobre essa indicação, a escritora aldravista diz: “o fato de ter sido indicada é um grande reconhecimento e incentivo à continuidade do que estamos fazendo em prol da cultura mineira e brasileira. A premiação é de suma importância à carreira de todos os escritores e promotores culturais, especialmente ao Movimento Cultural criado em Mariana – Minas Gerais, a Arte Aldravista.

Escritores e Instituições poderão enviar voto para o email: trofeuriouberj.2016@gmail.com

Sobre o Prêmio – O Troféu Rio da União Brasileira de Escritores RJ é concedido à intelectual e a entidade que tenha ativa participação na cultura brasileira. A escolha do agraciado é realizada por votação de escritores brasileiros e também por recomendação de entidades civis. A artista plástica Dorée Camargo fez a concepção da escultura para o troféu.

Os vencedores do Troféu Rio UBE RJ são:

1 Nelly Novaes Coelho – Personalidade Cultura 2003;
2 Casa de Cultura Rui Barbosa – Personalidade Cultural 2004;
3 Museu do Folclore Edson Carneiro – Personalidade Cultural 2005;
4 Carlos Lessa – Personalidade Cultural 2006;
5 Ferreira Gullar – Personalidade Cultural 2007;
6 Gilberto Mendonça Teles – Personalidade Cultural 2008;
7 Cleonice Berardinelli – Personalidade Cultural 2009;
8 Ruy Castro – Personalidade Cultural 2010;
9 Ana Maria Machado – Personalidade Cultural 2011;
10 Astrid Cabral – Personalidade Cultural 2012;
11 Stella Leonardos – Personalidade Cultural 2013;
12 José Arthur Rios – Personalidade Cultural 2014;
13 Domício Proença Filho – Personalidade Cultural 2015.

Este ano os participante são a mineira Andréia Donadon Leal, o catarinense Godofredo de Oliveira Neto e o carioca Marcus Vinicius Quiroga. A entrega do Troféu Rio UBE RJ 2016 será no dia 20 de Julho, na sede da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), às 16h..

Os indicados em 2016

Andreia Donadon Leal – nome artístico de Andreia Aparecida Silva Donadon Leal; natural de Itabira – MG; viveu 22 anos na cidade de Santa Bárbara – MG, filha de Edson Batista da Silva e Maria Aparecida Ferreira da Silva. Reside em Mariana há 14 anos. Formada em Letras pela UFOP. Especialista em Artes Visuais, Cultura e Criação; Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Viçosa (Linha de Pesquisa: literatura, cultura e sociedade). Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes; Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; da Academia Feminina Mineira de Letras, da Academia de Letras e Artes de Portugal, Presidente fundadora da ALACIB – Mariana e da ABRAAI (Academia Brasileira de Autores Aldravianistas Infantojuvenil). Idealizadora do Projeto Poesia Viva – a poesia bate à sua porta – vencedor do Prêmio VivaLeitura – MEC/MINC em 2009, que distribuiu 41 mil livros em diversas cidades mineiras. Em novembro 2013, seu projeto de incentivo à leitura, ao livro e à literatura foi destaque no Fantástico. Em 2014, foi destaque no Jornal Hoje da Rede Globo, com lançamento do Livro das Aldravias em Portugal e Espanha. O projeto Poesia Viva foi destaque no Canal Futura da TV Globo e na TV Câmara Federal. Autora dos livros: 01-quase! – senda 01. In: nas sendas de Bashô (2005). 02-Cenário Noturno (poesia) 2007, 03-Aldravismo – uma proposta de arte metonímica (2009). 04-Ventre 3. In: Ventre de Minas – 2009. 05-Flora, amor e demência & outros contos – 2010. 06-Essências – sonhos e frutos e luzes – 2011. 07-Depois de minha morte – romance (2012). 08-Os quatro Meninos (Literatura infantojuvenil – 2014). 09-Megalumens (aldravia -2014). 10-Brevidades (crônicas- 2014). 11-Aldravismo – movimento mineiro do século XXI (dissertação de mestrado -2014). 12-Vias. In: Germinais – aldravias (2011). 13-As quatro meninas – Infantojuvenil-2015. Organizadora das antologias: 14-Écrivains Contemporains du Minas Gerais. Paris, 2011; 15-O Livro I, II, III e IV das Aldravias (2012, 2013, 2015, 2016). 16-O Livro das Aldravipeias (2014).

A poetisa e artista plástica aldravista é uma das criadoras da Forma de Poesia Nomeada de Aldravia, exportando-a para diversos países, entre eles: Espanha, França, Portugal, Japão e Chile.

Recebeu inúmeros prêmios na área literária, entre eles: Prêmio Adalgisa Nery e Prêmio Olavo Bilac pela aldravia – UBE-RJ (Academia Brasileira de Letras), Medalha Antonio Olinto pela qualidade literária – UBE-RJ; 1º lugar no Concurso Nacional de Poesia de Cataratas, 1º lugar no Concurso Nacional da Academia de Letras de São João da Boa Vista (SP), 1º lugar no Concurso Nacional de Contos – Festival Nacional de Literatura de Paranavaí. 1° lugar no Concurso Internacional de Arte da Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar (Espanha); Medalha de Bronze da Academia de Artes, Ciências e Letras de Paris (fundada em 1915), Medalha da Inconfidência; Comenda da Paz Chico Xavier e Teófilo Otoni do Governo do Estado de Minas Gerais. Possui obras nos acervos: Museu de Arte Contemporânea Internacional do México; Galeria da Academia de Letras e Artes de Portugal; Asociación Internacional Ruiz Aznar (Espanha), Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa (Brasil), etc.

Participou de exposições coletivas internacionais representando o estado de Minas Gerais na: Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, Argentina, México, República Tcheca, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, Portugal, Chile (Museu Pablo Neruda), França (Museu do Louvre). Participou de inúmeras exposições coletivas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Realizou Exposições Individuais: em Mariana, Itabira, Viçosa, Juiz de Fora, Santa Bárbara, Belo Horizonte e Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça – DF.(Aldravinturas: muita cor, nenhum limite)

 




 

Godofredo de Oliveira Neto – Blumenau, é um escritor e professor universitário brasileiro, formado em Letras e Altos Estudos Internacionais pela Sorbonne. Atua, como docente, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1980. É Membro Titular da cadeira “Barão do Rio Branco” da Academia Carioca de Letras , Membro do Pen Clube do Brasil, da Academia Europeia de Ciências, Letras e Artes (Embaixador para a América Latina) e do Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Entre outras condecorações, recebeu a Medalha Euclides da Cunha da Academia Brasileira de Letras e a Medalha Cruz e Sousa do Estado de Santa Catarina. O escritor dirigiu o departamento de Ensino Superior do Ministério da Educação do Brasil (MEC) entre 2002 e 2005[ e foi pró-reitor da UFRJ entre 1990 e 1994. É autor de romances, como “O Bruxo do Contestado” (1996), revelação do ano pela Folha de S.Paulo e revista Veja , e “Amores Exilados” (2011), aclamado pela crítica como importante livro sobre os exilados políticos durante o regime militar no Brasil. Seu livro infantil “Ana e a Margem do Rio” (2002) recebeu o selo de altamente recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil . Outros livros importantes do escritor são “Oleg e os Clones” (1999), “Menino Oculto” (2005), segundo lugar no 48º Prêmio Jabuti , e “Marcelino” (2008) . Em 2013 foi lançado seu romance, “A Ficcionista”; Seus romances “O amante”, “O Amante da China do Norte” e o mais recente “O Grito”.

Marcus Vinicius Quiroga – Carioca, é contista, crítico, ensaísta e, principalmente, poeta. Pertence à ACL, ao PEN Clube, à UBE RJ e SEERJ Formado em Letras (UERJ), com Mestrado em Comunicação, Doutorado em Literatura Brasileira e Comunicação pela UFRJ. Colaborou com o Suplemento Literário Ideias do Jornal do Brasil, publicando ensaios e resenhas, bem como nos jornais RIOLETRAS, Poesia Viva, Panorama, revista da ABL, da UBE RJ e da UAPê. Publicou também poemas, contos e artigos em diversas revistas e antologias, como Poesia Sempre, Revista da ABL, Santa Poesia e Poesia Carioca. Tem militado nos eventos poéticos da cidade, como do Forum de Poesia da UFRJ, e atualmente ministra cursos de poesia contemporânea e de oficina literária. Tem 23 livros publicados, que receberam inúmeros prêmios, com destaque para O xadrez e as palavras e O jardim das delícias, contemplados com o Jabuti. Seus últimos lançamentos foram Um trem para Brodowski, com imagens dos quadros de Portinari, Fazer-se Frida, prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura de 2015, e Elogio do Carvão, prêmio Nacional de Literatura da Companhia Editora de Pernambuco em 2015. Livros publicados: Poesia: Manual de instruções para cegos. Prêmio Cidade de Juiz de Fora, referência especial; Modus vivendi. Prêmio Fábrica de Livros I; Campo de trigo maduro. Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional; O cinematógrafo. Prêmio UBE SP. Scortecci; Vida, a respeito de. Prêmio Livraria Asabeça-Scortecci; Passaporte para o país das palavras. Prêmio Fábrica de Livros II e Afonso Félix da UBE RJ; O xadrez e as palavras. Prêmio Jabuti da CBL e Paulo Mendes Campos da UBE RJ; A língua dos desertos. Prêmio cidade do Recife. Menção honrosa e Prêmio Paulo Mendes Campos UBE RJ; Autoestrada para Tebas. Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional. Composições em preto e branco. Menção honrosa do Prêmio Academia Mineira de Letras. 50 poemas escolhidas pelo autor. Editora Galo Branco; Gullar Gullar. Prêmio Biblioteca Nacional, 2º lugar; Máquinas na Pista. Prêmio Pizarro Drummond da UBE RJ; Poemas não usam soco inglês. Prêmio Cidade de Juiz de Fora. Menção honrosa. Elogio do Carvão, que já venceu o Jabuti; Fazer-se Frida. 1º lugar- livro de poesia UBE RJ 2015; Um trem para Brodowsky, com imagens dos quadros de Cândido Portinari.