Andreia Donadon Leal vence indicação e ganha o Troféu Rio 2016 da União Brasileira de Escritores

Marianense conquista o maior Prêmio da União Brasileira de Escritores e confirma Mariana como Cidade Mãe da Literatura

Escritora e Artista Plástica Andreia Donadon Leal

Escritora e Artista Plástica Andreia Donadon Leal

 

RIO DE JANEIRO [ ABN NEWS ] — Na Semana Comemorativa do Aniversário de Mariana, a Cidade Mãe de Minas Gerais recebe a notícia de que a escritora e artista plástica marianense Andreia Donadon Leal conquista o maior prêmio da União Brasileira de Escritores, o Troféu Rio UBE 2016, vencendo dois renomados escritores cariocas detentores do Jabuti e passa a figurar na galeria de notáveis da Literatura Brasileira como vencedora da décima quarta edição desse prêmio. A terra de Frei Santa Rita Durão, Claudio Manuel das Costa, Diogo de Vasconcelos, Alphonsus de Guimaraens, José Severiano de Resende e tantos outros, que tinha reconquistado o título de Capital da Poesia com o advento do Aldravismo em novembro de 2000, é agora consagrada com o reconhecimento da mais tradicional união de escritores do Brasil.

A entrega do Troféu será no dia 20 de julho de 2016, às 16h na sede da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) na Avenida General Justo nº 171, 2° andar – Castelo – Rio de Janeiro (RJ).

O Troféu Rio da União Brasileira de Escritores RJ é concedido à intelectual e a entidade que tenha ativa participação na cultura brasileira. A escolha do agraciado é realizada por votação de escritores brasileiros e também por recomendação de entidades civis. A artista plástica Dorée Camargo fez a concepção da escultura para o troféu. O troféu que é a premiação máxima da entidade com 58 anos de existência, que contempla intelectuais e entidades que tenham ativa participação na Cultura do País, reconhece neste ano a artista e escritora Andreia Donadon Leal, pela sua destacada atuação na promoção do Movimento Mineiro de Arte Aldravista, que colocou na galeria dos imortais de Mariana poetas como Gabriel Bicalho, Lázaro Francisco da Silva, J. S. Ferreira, Hebe Rôla Santos, J. B. Donadon-Leal, Luiz Tyller Pirola, José Luiz Foureaux, Arley Camilo e Geraldo Reis. Além disso, ela é a criadora da Aldravia, em parceria com Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal e J S Ferreira, e faz de Mariana o berço da primeira forma de poesia genuinamente brasileira, já reconhecida nacionalmente, por entidades literárias que promovem publicação da Aldravia em todos os Estados da Federação e, internacionalmente, pela Academia de Letras e Artes de Paris, pela Academia de Letras e Artes de Portugal, pelo Ateneu de Letras de Madrid, pelo Clube de Escritores do Chile e pela IWA – International Writers and Artists Association com sede em Toledo, nos Estados Unidos.

Andreia Donadon Leal diz que “Ganhar o Troféu Rio 2016 da UBE-RJ é o reconhecimento e a consagração do trabalho literário de promoção cultural, passando a figurar entre as maiores entidades culturais do Brasil; a consagração do Aldravismo criado em Minas e levando o nome de Mariana para o mundo há 16 anos. A premiação é de suma importância à carreira de todos os escritores e promotores culturais, especialmente a devolução à Mariana do título de “Cidade Mãe da Literatura Mineira.”

Domício Proença Filho, que recebeu o troféu ano passado, estará na Cerimônia para entregar simbolicamente o prêmio deste ano à escritora mineira aldravista Andreia Donadon Leal.

 

Conheça os vencedores do Troféu Rio UBE RJ, desde a sua primeira Edição:

2016 – Andreia Donadon Leal – Personalidade Cultural 2016.
2015 – Domício Proença Filho – Personalidade Cultural 2015.
2014 – José Arthur Rios – Personalidade Cultural 2014;
2013 – Stella Leonardos – Personalidade Cultural 2013;
2012 – Astrid Cabral – Personalidade Cultural 2012;
2011 – Ana Maria Machado – Personalidade Cultural 2011;
2010 – Ruy Castro – Personalidade Cultural 2010;
2009 – Cleonice Berardinelli – Personalidade Cultural 2009;
2008 – Gilberto Mendonça Teles – Personalidade Cultural 2008;
2007 – Ferreira Gullar – Personalidade Cultural 2007;
2006 – Carlos Lessa – Personalidade Cultural 2006;
2005 – Museu do Folclore Edson Carneiro – Personalidade Cultural 2005;
2004 – Casa de Cultura Rui Barbosa – Personalidade Cultural 2004;
2003 – Nelly Novaes Coelho – Personalidade Cultura 2003;

 

Andreia Donadon Leal

Andreia Donadon Leal – nome artístico literário de Andreia Aparecida Silva Donadon Leal,Cidadã Honorária Especial de Mariana, natural de Itabira (MG) – viveu 22 anos na cidade de Santa Bárbara (MG), filha de Edson Batista da Silva e Maria Aparecida Ferreira da Silva. Reside em Mariana há 14 anos. Formada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Artes Visuais, Cultura e Criação; Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Viçosa (Linha de Pesquisa: Literatura, Cultura e Sociedade). Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes; Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; da Academia Feminina Mineira de Letras, da Academia de Letras e Artes de Portugal, Presidente fundadora da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (Alacib Mariana) e da Academia Brasileira de Autores Aldravianistas Infantojuvenil (ABRAAI). Idealizadora do Projeto Poesia Viva – A Poesia Bate à Sua Porta – vencedor do Prêmio VivaLeitura – MEC/MINC em 2009, que distribuiu 41 mil livros em diversas cidades mineiras. Em novembro 2013, seu projeto de incentivo à leitura, ao livro e à literatura foi destaque no Programa Fantástico da Rede Globo. Em 2014, foi destaque no Jornal Hoje da Rede Globo, com lançamento do Livro das Aldravias em Portugal e Espanha. O projeto Poesia Viva foi destaque no Canal Futura da TV Globo e na TV Câmara de Brasília. Autora dos livros: Quase! – senda 01. In: nas sendas de Bashô (2005), Cenário Noturno (poesia) 2007, Aldravismo – Uma Proposta de Arte Metonímica (2009), Ventre 3. In: Ventre de Minas – 2009, Flora, Amor e Demência & Outros Contos – 2010, Essências – Sonhos e Frutos e Luzes – 2011. 07-Depois de minha morte – romance (2012). 08-Os quatro Meninos (Literatura infantojuvenil – 2014), Megalumens (aldravia -2014), Brevidades (crônicas – 2014), Aldravismo – Movimento Mineiro do Século XXI (dissertação de mestrado – 2 014), Vias. In: Germinais – aldravias (2011) e As Quatro Meninas – Infantojuvenil – 2015. Organizadora das antologias: Écrivains Contemporains du Minas Gerais. Paris, 2011; O Livro I, II, III e IV das Aldravias (2012, 2013, 2015, 2016) e O Livro das Aldravipeias (2014).

A poetisa e artista plástica aldravista é uma das criadoras da Forma de Poesia Nomeada de Aldravia, exportando-a para diversos países, entre eles: Espanha, França, Portugal, Japão e Chile.

Recebeu inúmeros prêmios na área literária, entre eles: Prêmio Adalgisa Nery e Prêmio Olavo Bilac pela Aldravia – UBE-RJ (Academia Brasileira de Letras), Medalha Antonio Olinto pela qualidade literária – UBE-RJ; 1º lugar no Concurso Nacional de Poesia de Cataratas, 1º lugar no Concurso Nacional da Academia de Letras de São João da Boa Vista (SP), 1º lugar no Concurso Nacional de Contos – Festival Nacional de Literatura de Paranavaí. 1° lugar no Concurso Internacional de Arte da Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar (Espanha); Medalha de Bronze da Academia de Artes, Ciências e Letras de Paris (fundada em 1915), Medalha da Inconfidência (Ouro Preto); Comenda da Paz Chico Xavier e Teófilo Otoni do Governo do Estado de Minas Gerais. Possui obras nos seguintes acervos: Museu de Arte Contemporânea Internacional do México; Galeria da Academia de Letras e Artes de Portugal (Cascais); Asociación Internacional Ruiz Aznar (Espanha), Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa (MG), Escola Nacional de Magistrados do Superior Tribunal de Justiça (DF), Galeria Renato de Almeida (MG-Juiz de Fora), etc.

Participou de exposições coletivas internacionais representando o Estado de Minas Gerais na: Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, Argentina, México, República Tcheca, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, Portugal, Chile (Museu Pablo Neruda), França (Museu do Louvre).

Realizou Exposições Individuais: em Mariana, Itabira, Viçosa, Juiz de Fora, Santa Bárbara, Belo Horizonte e Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça em Brasília – DF. (Aldravinturas: Muita Cor, Nenhum Limite)

 

Andreia homenageia Mariana, em seu aniversário:

Mariana

Andreia Donadon Leal

Ouviram das ruas de mariana
badalos festivos de sinos
macios
puros
divinos
e ternas
vozes de crianças.
Ouviram da rachadura do céu
sincopada banda do mestre Gegê
canto de anjos
gorjeio uníssono de pintassilgos
sabiás e bem-te-vis.
durão!
cláudio!
alphonsus!
ecos poéticos 
inversa canção:
zumbidos soprados
v e n t o s declamados
Ouviram das montanhas de minas
No céu
na terra
nas montanhas
no Ribeirão do Carmo
ouviram diversas vozes
em som retumbante
mariana!
pátria amada de minas!

 

Sonho V

Andreia Donadon Leal

Imagens são sonhos afetos
colam nas telas
nas fotografias
e lembram alguma coisa
de esculturação natural
imagens são sonhos afetos
a beijar uma superfície

 

Rêve V

tradução: Athanase Vantchev de Thracy

Les images sont des rêves
Pleins d’affection,
On les retrouve sur les écrans,
Dans les photographies,
Elles sont semblables à des sculptures vivantes.
Les images sont des rêves
Pleins d’affection,
Des rêves qui posent leurs baisers
Sur des surfaces lisses