Bank of China concede financiamento de 800 milhões de euros à EDP em Portugal

LISBOA, PORTUGAL [ ABN NEWS/MACAUHUB ] — A Energias de Portugal (EDP) vai receber um empréstimo de 800 milhões de euros concedido pelo Bank of China segundo um contrato assinado quinta-feira, em Lisboa.

O contrato foi assinado por Nuno Alves, administrador financeiro da EDP e Huang Hong, director-geral do Bank of China no Luxemburgo.

O administrador financeiro da EDP revelou que um segundo financiamento chinês de mil milhões de euros deverá ser recebido pela empresa em Janeiro de 2014.

Em Julho passado a EDP havia já recebido um outro empréstimo de mil milhões de euros do China Development Bank.

Em Dezembro de 2011 a China Three Gorges Corp comprou por 2,69 mil milhões 21,5% da EDP estando neste momento a decorrer negociações para que o grupo chinês compre os 4,14% da EDP detidos pelo governo português.

No âmbito das relações financeiras entre Portugal e a China a Three Gorges comprou uma posição de 49% em 37 parques eólicos da EDP Renováveis (EDPR) em Portugal.

O negócio, que faz parte da parceria firmada entre as duas empresas no âmbito da privatização, representa um encaixe de 359 milhões de euros, sendo que a entrega do dinheiro “deverá ocorrer no primeiro semestre de 2013”, revelou o administrador executivo da EDP, António Mexia.

“Estamos a concretizar o primeiro passo na venda de participações minoritárias em parques eólicos à China Three Gorges”, disse Mexia, lembrando que a empresa chinesa ficou de investir dois mil milhões de euros em parques eólicos da EDP até 2015.

Mexia disse igualmente que “estão ainda a faltar mais 1.641 milhões de euros e é, por isso, que as duas empresas têm já em análise 15 projectos para desenvolver em conjunto em vários pontos do mundo.”

Read more Bank of China concede financiamento de 800 milhões de euros à EDP em Portugal

Deixe um comentário