Barranquilla celebra Carnaval em homenagem aos 200 anos da cidade

Cidade colombiana se destaca por imensa riqueza cultural

BOGOTÁ [ ABN NEWS ] — Este ano, o Carnaval de Barranquilla, declarado pela UNESCO como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, fará uma homenagem aos 200 anos da cidade com seus personagens, danças e carros alegóricos para recordar a história e cultura da “Porta de Ouro” da Colômbia.

As festividades têm início no dia 9 de fevereiro com a Batalha das Flores, um tradicional desfile de carros alegóricos, grupos de dança e fantasias, no qual se destacam as marimondas (personagens vestidos com capuzes e longos narizes), as gigantonas, os anões cabeções, além dos personagens típicos do Carnaval: o Rei Momo, María Moñitas e o Homem Caimán. A principal atração do desfile é a carruagem da Rainha, que dança e joga flores ao público, acompanhada por uma grande corte de príncipes e princesas.

Esta grande celebração cultural segue por quatro dias com o Desfile da Grande Parada, o Enterro de Joselito Carnaval, o Festival de Danças Especiais, o Festival de Orquestras, o Encontro de Comediantes, entre outras atrações.

“O Carnaval é uma experiência inesquecível que representa toda a cultura do nosso Caribe, e, Barranquilla abre as portas para todos os visitantes internacionais que queiram viver e conhecer essa festa tão popular”, afirma Maria Claudia Lacouture, presidente da Proexport, entidade encarregada de promover o turismo na Colômbia.

“Esta é uma das cidades mais importantes da Colômbia, tanto por sua riqueza turística cultural e histórica, quanto pela ampla oferta hoteleira e gastronômica, além de diversos centros comerciais com lojas de reconhecidos estilistas e mais de 20 frequências aéreas internacionais”, acrescenta a executiva.

O Carnaval de Barranquilla é o melhor exemplo da tríplice fusão cultural (européia, africana e indígena), na qual as festividades católicas trazidas pelos conquistadores espanhóis do Velho Mundo se uniram aos cerimoniais aborígenes e à herança musical dos escravos africanos, se transformando em uma espetacular festa popular.

Uma das festas colombianas mais esperadas do ano, o Carnaval é uma das principais celebrações do país e é aguardado por turistas do mundo inteiro que querem desfrutar durante quatro dias de um evento cultural e folclórico, com muita diversidade étnica, alegria, dança, música e entretenimento.

Read more Barranquilla celebra Carnaval em homenagem aos 200 anos da cidade

Deixe uma resposta