Calendário 2013 das Caminhadas na Natureza no Paraná terá 80 circuitos

CURITIBA [ ABN NEWS ] — O calendário de 2013 do projeto Caminhadas na Natureza Paraná está ganhando mais 22 circuitos, além dos 58 percursos realizados neste ano. Desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Emater Paraná, o projeto já existe há cinco anos no Estado do Paraná. Além de incentivar o turismo rural, tem também colaborado para fortalecer a economia dos municípios onde acontecem as caminhadas.

A abertura do calendário do próximo ano acontecerá no dia 6 de janeiro, quando será realizada a 2.ª Caminha Internacional na Natureza de Catanduvas, na região Oeste do Paraná. O circuito Roteiro da Uva terá um percurso estimado de 11 quilômetros.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o trabalho das Caminhadas na Natureza no Paraná está alcançando seus objetivos. “Além do fortalecimento da agricultura familiar, com a geração de renda complementar para os produtores rurais, os municípios ganham projeção com o incentivo para que as comunidades trabalhem também com o turismo rural”, afirma Norberto Ortigara.

Neste ano, 17 mil caminhantes participaram dos 58 circuitos realizados em vários municípios do Estado. As caminhadas são praticadas em 52 países, com 7 mil circuitos e participação de 17 milhões de pessoas por ano. Os trajetos seguem normatizações internacionais feitas pela Internacionaler Volksporter Verbunder (IVV) – Federação Internacional dos Esportes Populares.

O interesse dos municípios em participar do projeto tem sido crescente. “Estamos acompanhando o avanço dessas atividades. As caminhadas urbanas se integram cada vez mais junto ao meio rural e com isso o interesse em estruturar e conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pela agricultura familiar. Ajudamos a dinamizar várias áreas desde questões relacionadas à educação ambiental, as particularidades de cada região, como também na diversificação da economia passando pelo artesanato rural e a sua agroindústria, entre outros itens”, explica o coordenador estadual do projeto Turismo Rural, da Emater, Antônio Ricardo Milgioransa.

Para o próximo ano estão sendo incluídas também três circuitos que poderão ser feitos com bicicletas. “Já testamos algumas pedaladas e estamos agregando mais esta alternativa ao nosso calendário. O desafio agora é ampliar e remodelar os trajetos já realizados. A participação das prefeituras e de suas secretarias e órgãos municipais neste processo é importante, pois elas investem na melhoria dos trajetos escolhidos, assim como ajudam a preparar os agricultores que irão receber de uma forma ou de outra, os participantes das caminhadas”, ressalta Antônio Ricardo Milgioransa, lembrando ainda que a gastronomia local também acaba se integrando ao projeto. “Sempre buscamos alternativas de alimentação nos municípios, seja em cafés rurais antes do início das caminhadas, como também do almoço rural após o término dos percursos”, completa o coordenador do projeto.

Outro fator considerado importante e que tem ganhado destaque no projeto é a valorização e estímulo que os agricultores recebem com as alternativas causadas pelo turismo rural. Na avaliação de Antônio Ricardo Milgioransa, as Caminhadas na Natureza do Paraná auxiliam também que as comunidades locais onde acontecem os percursos trabalhem com o turismo rural como forma complementar de renda em suas atividades. “Mas que para isso tudo ocorra, é necessário organizar e planejar o turismo no espaço rural”, afirma o extensionista da Emater Paraná.

Atualmente as caminhadas são organizadas mundialmente pelo IVV, que possui 52 países credenciados. No Brasil quem coordena os Esportes Populares é a ONG Anda Brasil. O Governo do Paraná possui um Termo de Cooperação Técnica assinado com a Anda Brasil, em que se estabelece uma relação formal, sem repasse de recursos financeiros, apenas de conhecimento.

Além das ações compartilhadas do Turismo Rural e Produção Associada da Emater, o projeto Caminhadas na Natureza no Paraná contou ainda com parcerias da Seab, Setu, Ecoparaná, Universidades, associações e sindicatos rurais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Rede Turismo Rural na Agricultura Familiar – Rede Traf, prefeituras municipais e das Organizações Não Governamental Anda Brasil, Anda Brasil Paraná e da Federação Internacional dos Esportes Populares – IVV.

Read more Calendário 2013 das Caminhadas na Natureza no Paraná terá 80 circuitos

Deixe um comentário