Concurso de Fotos de Raios do ELAT elege melhor imagem da temporada

Ronaldo Maciel ganha Concurso de Fotos de Raios do ELAT

Concurso de Fotos de Raios do ELAT elege foto de Ronaldo Maciel como a melhor imagem da temporada

 

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — O Concurso de Fotos de Raios do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que acontece desde dezembro de 2014, selecionou a melhor foto entre os meses de setembro e outubro deste ano para ganhar destaque no site do ELAT-INPE.

Sete fotógrafos de todo o Brasil enviaram imagens de alta qualidade, registradas por quem estava no local e hora exata. Isso porque a atividade de descargas elétricas é menor durante as estações inverno e primavera, o que acaba exigindo um pouco mais de atenção e paciência de quem deseja fazer um bom registro.

Por outro lado, apenas durante o verão, época com maior incidência de raios, cerca de 330 participantes de lugares diversos como Bertioga (SP), Foz do Iguaçu (PR), Brasília, Socorro (SP), Rio de Janeiro (RJ) e outros cantos do país, enviaram seus registros nas duas últimas edições do concurso.

Nesta temporada, a foto vencedora foi capturada no dia 10 de outubro em um dia de forte tempestade, na cidade de Santana do Livramento, que tem uma taxa de 9 raios por km² por ano, no Rio Grande do Sul, Estado que ocupa a 4ª posição no ranking de incidência anual.

O autor da imagem, Ronaldo Maciel, é um programador apaixonado por climas extremos, que encara a fotografia como hobby. “Comecei a ficar fascinado pelo visual provocado por eventos climáticos mais intensos durante um tempo que morei nos EUA”, relata.

De acordo o participante, o momento do registro contribuiu para que ele passasse a admirar e respeitar ainda mais a distância segura a ser mantida durante a incidência do fenômeno.

“Foi a melhor foto que já fiz. Durante o momento do registro um raio acabou atingindo uma antena próxima do prédio onde trabalho e eu pude ver centelhando tudo que estava ao redor. Naquele momento eu senti medo, mesmo sabendo que não estava correndo risco e logo pensei no que poderia acontecer se eu não estivesse devidamente protegido”.

O Concurso de Fotos do ELAT-INPE continua durante o restante do ano de 2016, e a cada mês ou temporada, serão eleitas as melhores fotos e, no final de dezembro, a melhor imagem do ano para serem divulgadas no site, com seus devidos créditos.

Dicas para fotografar raios

> Encontre um local seguro. O ideal é um lugar fechado, alto, sem obstruções, no qual se possa observar grande parte do céu;

> Não fotografe perto de cabos de aterramento de para-raios, sob árvores ou pontos de ônibus. Sacadas e varandas abertas também são impróprias para observar raios;

> Verifique as condições meteorológicas do dia para se planejar;

> Equipamentos simples fazem boas fotos: basta estar no local certo e fazer o clique na hora certa. Com o tempo você treina seu olhar para observar a tempestade;

> Se o equipamento tiver a opção manual, deixe todos os recursos em modo manual. O foco automático é o principal recurso que deve ser desligado: trave o foco no infinito;

> Seja persistente: se perceber raios em determinada região de uma nuvem, mantenha sua câmera voltada para aquela área;

> Para conseguir uma foto de raio, faça muitas imagens, uma atrás da outra. Para facilitar o trabalho, use um tripé ou um disparador remoto.

 

Sobre o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT)

Fundado oficialmente em 1995, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE é o primeiro grupo de pesquisa sobre raios criado no Brasil e já atua desde 1979 em pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas na área de Ciências Espaciais e Atmosféricas do INPE.

O ELAT é considerado referência mundial nas pesquisas sobre eletricidade atmosférica e faz parte do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Destacam-se entre suas atividades as pesquisas com a utilização de técnicas experimentais e modelos numéricos, além de pesquisas aplicadas em parcerias com o setor privado.

Serviço:

www.inpe.br/elat/