Delegados Federais realizam ato pela autonomia da PF e manifestam apoio à Operação Lava Jato

Delegados e servidores da Polícia Federal em todo o país realizaram um ato simbólico de abraçar suas respectivas sedes para pedir apoio ao projeto de autonomia da PF.

 Ato em Defesa da Polícia Federal e de apoio à Operação Lava jato

 

BRASÍLIA [ ABN NEWS ] — Os Delegados de Polícia Federal, representados pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e servidores da órgão, realizaram nesta sexta-feira (18), em todo o território nacional, um ato de abraço à Polícia Federal.

Diante das recentes turbulências políticas ocorridas no país e da vulnerabilidade institucional da Polícia Federal e cientes da necessidade urgente de aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412/09, que prevê autonomia administrativa, funcional e orçamentária da Polícia Federal, os Delegados abraçaram as sedes da PF nos quatro cantos do país em manifestação de defesa da instituição e apoio aos Delegados coordenadores da Operação Lava Jato e suas equipes.

Na Capital Federal, a manifestação ocorreu em frente ao Edifício Sede da PF. O Diretor Regional da ADPF no Distrito Federal, Luciano Leiro, leu a Carta do Povo Brasileiro ao Congresso Nacional pela Autonomia da Polícia Federal, que estava à disposição para assinatura dos presentes, e parabenizou os envolvidos na maior operação policial em curso no país.

“Parabéns aos guerreiros Operação da Lava Jato, todos eles: Delegados, escrivães, agentes, peritos, papiloscopistas e administrativos. Eles que participaram e ajudaram a fazer nosso país um país melhor. Agradeço a todos eles. Mas, muito mais Lava Jatos e Zelotes poderíamos existir se tivéssemos a tão sonhada autonomia da Polícia Federal”, afirmou Leiro.

Após uma salva de palmas aos responsáveis pela operação, os Delegados se posicionaram em volta das bandeiras da Polícia Federal e do Brasil para o abraço simbólico na sede da PF.

A Diretora de Comunicação da ADPF, Andréa Assunção, comentou que o ato demonstra o compromisso de defesa da Polícia Federal e da Operação Lava Jato.

“Não vamos permitir o encolhimento institucional da PF e nem qualquer tipo de interferência nas nossas operações policiais. Os Delegados permanecerão vigilantes e mobilizados até a aprovação da PEC 412/2009 pelo Congresso Nacional”, afirmou.

 

 Ato em Defesa da Polícia Federal e de apoio à Operação Lava jato

 Ato em Defesa da Polícia Federal e de apoio à Operação Lava jato

 Ato em Defesa da Polícia Federal e de apoio à Operação Lava jato

 

Nos Estados

Em São Paulo, o ato aconteceu no bairro da Lapa de Baixo, em frente à Superintendência da PF no Estado. De mãos dadas, cerca de 50 Delegados entoaram o hino nacional brasileiro e ergueram cartazes em apoio à autonomia da PF.

“Os Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo manifestam seu total apoio à equipe da Polícia Federal da Operação Lava Jato, sobretudo neste momento conturbado da política brasileira, que expõe a necessidade de autonomia constitucional à PF”, afirmou a Diretora Regional da ADPF em São Paulo, Tania Pereira Prado.

Também estavam presentes os Delegados de Polícia Civil de São Paulo, representados pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp).

“Agradecemos o fundamental apoio da presidente Marilda Pinheiro e dos demais representantes da Adpesp que compareceram ao ato”, completou a Diretora.

Os Delegados responsáveis pela Operação Lava Jato se reuniram em frente à Superintendência de Curitiba para, também, apoiar o ato em favor do fortalecimento e da autonomia da Polícia Federal.

O Diretor Regional da ADPF no Paraná, Jorge Fayad, comentou a importância do ato e da defesa dos trabalhos realizados pela Polícia Federal. “A intenção é mostrar para a sociedade o apoio incondicional que a associação presta para toda a equipe da Lava Jato, desde a coordenação até o último investigador”, explicou.

Fayad disse ainda que a PEC 412/2009 “é uma proposta que dá autonomia administrativa, funcional e orçamentária. É um investimento para a Polícia Federal e para a sociedade. Sem verba, não se faz segurança pública”, completou.

Em Florianópolis, mais de 20 Delegados levantaram faixas de apoio à instituição. O Diretor Regional da ADPF no estado, Luiz Carlos Korff comentou que “em razão dos últimos acontecimentos políticos, a PF está precisando ter autonomia em relação ao Ministério da Justiça para que não ocorra situações de pressão em cima da Lava Jato”.

Korff completou dizendo que a Polícia Federal deveria possuir autonomia, como é feito com o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Defensoria Pública da União. “Não é conveniente que um órgão de Estado seja submetido a um órgão político como o Ministério da Justiça”, afirmou.

Os Delegados Federais no Rio de Janeiro também manifestaram seu apoio à Polícia Federal. Para o Diretor Regional da ADPF no Estado, Luiz Carlos Cruz, a PF defende a meritocracia. “Os fatos ocorridos nos últimos dias deixam a PF com um ar de instabilidade política justamente por sofrer subordinação do Ministério da Justiça”, afirmou.

A capital mineira também mostrou solidariedade à Polícia Federal. Belo Horizonte reuniu dezenas de Delegados em frente à Superintendência do Estado. O Delegado Federal Bruno Zampier comentou que “a intenção dos Delegados é, a um só tempo, comemorar os dois anos da Operação Lava Jato e lutar pela autonomia da instituição. A autonomia é uma Proposta de Emenda à Constituição que tramita no Congresso Nacional desde 2009. Então, não é um pleito novo. Antes ele era um desejo da Polícia Federal, hoje, após esses últimos fatos, ele é uma grande necessidade não só da instituição, mas de toda a sociedade”, afirmou.

Em Fortaleza, cerca de 30 Delegados aderiram ao ato em defesa da Polícia Federal e pela autonomia da instituição. Com o apoio de manifestantes populares, os Delegados deram as mãos e gritaram frases de apoio como: “Polícia Federal, orgulho nacional!”.

A capital São Luís do Maranhão também representou a região Nordeste no ato em defesa da Polícia Federal. Os Delegados se reuniram em frente à Superintendência para pedir a autonomia da instituição.

Em Campo Grande, capital sul mato-grossense, os Delegados manifestaram apoio à PF em frente à Superintendência do Estado. Com faixas, cartazes e gritos de autonomia, eles receberam a imprensa no local.

O norte do país foi representado pelos Estados de Amapá e Rondônia.

Em Macapá, os Delegados se reuniram na porta da Associação dos Delegados de Polícia do Amapá (Adepol/AP).

A capital Porto Velho reuniu os Delegados Federais do Estado, entre eles o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, que estava reunido com os associados do Estado.

“Nós reiteramos a nossa confiança na operação Lava Jato, na legalidade dos procedimentos e na força das instituições democráticas que estão mudando este país”, afirmou Sobral.

A campanha pela autonomia continua até o final do ano com a coleta de assinaturas na Carta do Povo Brasileiro ao Congresso Nacional pela Autonomia da PF. Já são cerca de 100 mil assinaturas e a meta é chegar 2 milhões de pessoas.

A Carta pode ser assinada online pelo link: www.adpf.org.br/cartaautonomiadapf.html