Festival de Cartagena apresenta documentário sobre Bel Borba

Artista baiano vai deixar sua marca na cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia, com intervenções que serão filmadas em forma de diário on-line

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — O artista baiano Bel Borba e os cineastas norte-americanos Burt Sun e Andre Costantini vão apresentar no 53º Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (FICCI), que acontece entre os dias 21 e 27 de fevereiro, em Cartagena das Índias, na Colômbia, o documentário sobre sua obra, BEL BORBA AQUI. O artista e os dois cineastas também vão fazer intervençõs artísticas em espaços públicos da cidade.

No dia 22, depois de almoço para convidados, Bel Borba fará uma intervenção no muro onde foi colocado o pôster oficial com o símbolo do festival, a Índia Catalina (veja a foto em anexo). No dia 23, haverá a projeção do filme BEL BORBA AQUI no Centro de Convenções. Após a exibição, Bel Borba fará uma performance com grafitti lavável nas imediações da sala de apresentação do filme.

No dia 24 às 11h, haverá uma entrevista coletiva com Bel Borba, Burt Sun e André Costantini no salão principal do festival. No dia 25, depois das 14h e até às 18h, Bel Borba vai fazer a sua arte com a participação de crianças das escolas do bairro Getsemaní.

Conhecido mundialmente como o “Picasso do povo” através do trabalho que desenvolve há 35 anos na histórica Salvador, Bahia, no Brasil, uma cidade com mais de 500 anos, Bel Borba transformou visualmente através da arte urbana o seu local de nascimento, graças a sua sensibilidade, magia e força.

Após a exibição em Nova York no ano passado, BEL BORBA AQUI chega em Cartagena apresentando o documentário dirigido por Burt Sun e Andre Costantini, que aborda o processo criativo de sua obra, além do impacto estético e social que as suas intervenções tiveram sobre a cidade. Esta viagem lírica compartilha sua alegria e loucura: a criação da grande arte ao ar livre em alta velocidade, para em seguida, trabalhar apenas em profunda introspecção.

Sua personalidade exuberante mostra a sua inspiração no meio ambiente. Trata-se de um artisa que mostra o Brasil, além de chavões que não acrescentam na definição desta nação muito maior, rica e complexa. Mas a presença de Bel Borba em Cartagena não termina na apresentação do documentário, o artista também está pronto para deixar sua marca criativa na cidade.

Ele vai trabalhar em diversas comunidades utilizando elementos reciclados em constante interação com a população local, com sua combinação de personalidade e olhar fantástico, emocional e criativamente envolvendo os habitantes, alcançado obras impressionantes que complementam o espaço. O programa tem o apoio da Embaixada do Brasil na Colômbia e Colômbia Petrobras.

Sobre o FICCI

O Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (FICCI) é o mais antigo festival de cinema da América Latina, criado em 1960. O festival traz novas tendências cinematográficas, mantendo o seu foco central no cinema ibero-americano. O FICCI também celebra e apoia o atual boom do cinema colombiano, com a seção Colômbia 100%, em que os filmes mais recentes são lançados nacionalmente e internacionalmente.

Realizado em Cartagena das Índias, o evento, em sua 53ª edição, é o mais antigo festival de cinema da América Latina e foi declarado Patrimônio Cultural Nacional. A cidade, designada como Patrimônio Mundial, é uma joia arquitetônica e um dos destinos mais atraentes do Caribe. Como afirma um artigo recente no New York Times, os viajantes estão chamando-a do “segredo mais bem escondido da América Latina”.

Ao longo dos anos, o FICCI já trouxe alguns dos nomes de maior prestígio na indústria cinematográfica, como Benicio del Toro, Catherine Deneuve, Claire Danes, Gael García Bernal, Guillermo Arriaga, Héctor Babenco, Isabella Rossellini, Jack Nicholson, Olivier Assayas, Roman Polanski e Willem Dafoe, entre outros. Também participaram profissionais da Alta Films, Bavaria Films International, Figa Films, Ibermedia, Latido Films, Patagonik, Rezo, The World Cinema Fund, Urban Distribution, Wanda Films, Warner Bros, Wild Bunch and Berlin, Cannes, Sundance, Toronto and Venecia Film Festivals.

O festival será realizado de 21 a 27 de fevereiro.

Serviço:

www.ficcifestival.com

Read more Festival de Cartagena apresenta documentário sobre Bel Borba

Deixe um comentário