Gabriel Bicalho lança Zoo Maluco no 14º Circuito de Literatura do Clesi

Destaques Culturais de 2016: O Salão do Livro Vale do Aço começa no próximo dia 18 de maio, em Ipatinga e como parte do evento, o Clube dos Escritores de Ipatinga (Clesi) promoverá o 14º Circuito Literário, com lançamento de livros e entrega de prêmios. Uma das obras será o Zoo Maluco de Gabriel Bicalho, que será lançado no Sábado, dia 21/05, às 18 horas
Gabriel Bicalho lança Zoo Maluco no 14º Circuito de Literatura do Clesi

 

Por Andreia Donadon Leal

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — Neste Zoo Maluco, o poeta Gabriel Bicalho conduzirá o leitor pelo universo da poesia de seis versos univocabulares, forma criada pelo autor e pelos escritores do Movimento Aldravista no décimo ano do século XXI. A melodia destas aldravias desenha a superfície de toda obra, quando os olhos do leitor começarem a correr pausadamente pelo conjunto de vocábulos que forma cada poema tramado, com o correr do pulso e impulso desse mestre que domina, como poucos, estilos e gêneros da poesia – da Clássica à Contemporânea.

É importante fazer breve análise de alguns poemas do Zoo Maluco, para demonstrar a linguagem usada pelo poeta, o que o diferencia de outros autores que se aventuraram ou se aventurarão na produção de aldravias, para o público infantil. O estilo de Gabriel Bicalho é inconfundível, marchetado de recursos técnicos e de criatividade poética, sua marca registrada e conhecida, a brincar com conceitos sérios, como o do autoritarismo:

decreto
lei
do
rei
leão:
leia!

O autor dispõe em linométricas verticais diversos instrumentos da linguagem poética, como a Estilística Fônica ou do som que trata dos valores expressivos de natureza sonora observáveis em cada vocábulo. Para a produção da poesia infantil, um dos recursos básicos é fazê-la com ludicidade, ritmo e simplicidade, embalando o leitor para voltar para o mundo MÁGICO e MALUCO das palavras.

cavalinho
de
pau
brincando
na
memória

O poeta usou Aliterações, Paradoxos, Trava-línguas para darem ritmo e efeito sonoro às aldravias. Essa repetição ao longo dos textos acaba fazendo da sonoridade uma brincadeira genial. Este é um dos recursos expressivos mais usados pelos escritores consagrados da poesia infantil, pois eles sabem da necessidade de concentrar melodia, harmonia e ritmo, para produzir um efeito especial que convidará o leitor para uma leitura pausada.

ele
infante
elegante
elefante
seguindo
avante!

Talvez a principal Personagem desta obra seja a Linguagem com seu tom altamente musical, rítmico, metonímico, imagético e sinestésico. Cada aldravia esculpida pelo autor convoca o leitor à aldravia seguinte, encandeando-se com os movimentos de uma sinfonia inédita absoluta, com vertiginosa densidade poética.

Não poderíamos deixar de citar Pound, para falar sobre o reconhecimento do poeta Gabriel Bicalho. Os críticos honestos se contentarão, certamente, em eleger a produção contemporânea deste barítono das palavras, quando tiverem em mãos toda sua obra produzida ao longo de mais de meio século.

James Joyce profetizou, com suave ironia, que sua obra manteria os professores ocupados. Aqui, prevemos com conhecimento de causa e efeito, que a obra de Bicalho convocará não só a classe acadêmica, mas diversos públicos, para a leitura deleitosa de sua vultosa criação literária. O poeta não se contentou apenas em praticar as influências literárias canonizadas, dizendo em seus discursos apaixonados pela arte poética, que sua missão era prosseguir o caminho deixado pelos mestres da Literatura Brasileira, construindo o Paideuma, proposta poundiana para que as gerações futuras tivessem oportunidade de trilhar os caminhos deixados pelos artífices do Movimento Aldravista.

Gabriel dá asas ao fundo e a forma da poesia neste ZOO MALUCO, capaz de extrair o elemento universal com o particular. O poeta pertence a uma categoria de escritores que Nietzche chamou de “filósofos do perigo”, que são aqueles que não aceitaram fôrmas (com acento circunflexo) ordenadas e se aventuraram na invenção de formas (sem acento circunflexo) poéticas para a instauração de uma nova, mas também provisória ordem.

Leitores, sejam bem-vindos ao universo harmônico e melódico do Zoo Maluco!

 

Zoo Maluco

Poesia de Gabriel Bicalho

Ilustrações de Goretti de Freitas

Prefácio de Andreia Donadon Leal

 

14º Circuito de Literatura do Clesi