Não dê férias para a segurança da sua casa

Diretor da Avant aponta cuidados que irão garantir um período de férias sem sustos ou prejuízos. Algumas dicas, se incorporadas ao dia-a-dia, podem economizar energia.

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — Ao planejar uma viagem, muitas pessoas acreditam que apagar as luzes e desligar os aparelhos eletroeletrônicos seja o suficiente para evitar acidentes elétricos ou roubos, afinal a casa estará vazia. No entanto, o risco de uma sobretensão elétrica continua mesmo que os aparelhos não estejam em funcionamento. E em períodos de férias, roubos e furtos tornam-se mais frequentes.

A incidência de um raio, mesmo que não muito próxima da residência, provoca uma sobretensão que é propagada pela rede de distribuição de energia e chega aos equipamentos domésticos através dos cabos que ligam a instalação à rede pública. Essa sobretensão queima os aparelhos mais sensíveis, que estiverem ligados à tomada, mesmo que não estejam em funcionamento. Em casos críticos, a queima dos equipamentos pode provocar incêndios e se propagar para o restante do imóvel.

Desconectar os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas antes de uma viagem, além de fundamental, traz a vantagem da economia de energia elétrica. Mesmo com a casa fechada, é comum geladeira, freezer, rádios-relógios e relógios de micro-ondas ficarem consumindo energia. Somam-se a estes itens os demais eletroeletrônicos que têm luzes de stand-by (a luz vermelha que indica que o produto está ligado), que também consomem energia.

O diretor comercial da Avant, Gilberto Grosso, lembra ainda que deixar uma lâmpada acesa como medida de segurança contra assaltos também consome energia desnecessariamente. O indicado nesta situação é instalar um temporizador, que pode ser programado para acender e apagar a lâmpada em uma determinada hora, racionalizando o uso da energia elétrica.

Questão de segurança

A Avant possui alguns produtos desenvolvidos especialmente para garantir a segurança do seu patrimônio:

O Temporizador Avant foi desenvolvido para ligar e desligar automaticamente aparelhos elétricos ou eletrônicos com horários programados. A programação no modelo analógico é de 15 minutos num intervalo máximo de 24 horas. No modelo digital podem ser feitas até oito programações em dias individuais ou conjunto de dias e horários, com intervalo de 1 minuto.

Indicado para ambientes de passagem, como halls e corredores, o Sensor de Presença Avant substitui interruptores convencionais e minuterias, ligando automaticamente e mantendo acesas as lâmpadas ao detectar movimentos através do sensor infravermelho. As luzes se apagam após um período determinado e sem movimentação.

Quanto à prevenção de roubos, o Alarme de Porta e Janela Avant é o melhor mecanismo de segurança patrimonial. Conectado à porta ou janela, ele dispara quando há arrombamento. Uma sirene interna no equipamento emite o sinal de alerta.

Read more Não dê férias para a segurança da sua casa

Deixe um comentário