Navio turco abastece de energia norte de Moçambique e Zâmbia

Navio MV Karadeniz Powership Irem Sultan
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

MAPUTO [ ABN NEWS ] — Uma central eléctrica instalada a bordo de um navio atracado em Nacala deverá entrar em funcionamento em Março próximo, indo abastecer de energia eléctrica a região norte de Moçambique e a vizinha Zâmbia.

O navio MV Karadeniz Powership Irem Sultan, matriculado na Libéria, que atracou no porto de Nacala no passado dia 18 de Fevereiro, é uma central eléctrica detida e operada pela empresa com sede em Istambul Karadeniz Powership Co.

A primeira central eléctrica flutuante a operar em Moçambique, onde ficará dois anos, decorre de um convénio entre os governos de Moçambique e da Zâmbia, cujos países vão beneficiar da produção, e da Turquia, que assegura a manutenção da instalação.

Com uma capacidade instalada de 110 megawatts, este navio vai produzir energia eléctrica que servirá fundamental para abastecer a região norte de Moçambique, as províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, indo a energia a ser vendida à Zâmbia enviada a partir da barragem de Cahora Bassa, a menor distância do país.