Norton descobre aplicativo falso no Facebook

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — A Norton da Symantec acaba de descobrir um site de phishing (pescaria, em português) que supostamente protege as contas do Facebook contra hackers, por meio de um aplicativo. Na realidade, trata-se de mais um artifício encontrado pelos cibercrimonos para roubarem informações pessoais dos internautas, com o objetivo de obter ganhos financeiros. De acordo com o Norton Cybercrime Report, nos últimos doze meses, 40% dos usuários brasileiros de redes sociais foram vitimas de crimes virtuais nesta plataforma.

No caso deste App, os hackers se aproveitam do design semelhante ao do Facebook para induzir os usuários à se logarem em suas contas da rede social, inclusive digitando o código de confirmação. Com isso, os internautas teriam acesso ao aplicativo e, consequentemente à falsa proteção:

Porém, ao enxergamos com mais cautela, nota-se que os cibercriminosos fizeram um trabalho de design precário, já que o código de confirmação gerado, quando o usuário se cadastra, é sempre o mesmo: 7710. Outro artifício empregado no App para mascarar o seu teor falso é a informação de que a rede social cadastrada estaria segura em 24 horas:

Para não ser pego em golpes nas plataformas sociais e, de modo geral, na Web, a Norton oferece as seguintes dicas de boas práticas:

• Nunca clique em links suspeitos em mensagens de e-mail;

• Cuidado ao oferecer informações pessoais ao responder um e-mail;

• Não insira dados sigilosos em qualquer pop-up que aparece no navegador principal;

• Somente disponibilize informações em sites que tenham “https” no endereço da Web ou um cadeado de proteção;

• Utilize software de segurança original e atualizado em seus equipamentos conectados à Internet, como o Norton Internet Security 2012;

• Sempre relate sites e e-mails falsos. Qualquer desconfiança de phishing no Facebook pode ser denunciado ao phish@fb.com.

Read more Norton descobre aplicativo falso no Facebook

Deixe um comentário