Nova Audi A6 allroad quattro chega ao Brasil preparada para qualquer terreno

Modelo Avant com caráter aventureiro é o 1º lançamento da marca no país em 2013. O carro tem motor 3.0 TFSI de 310 cv e suspensão adaptativa a ar, que permitem melhor comportamento em pisos irregulares.

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — Após fechar 2012 com o recorde de 20 lançamentos no Brasil, a Audi inicia 2013 com uma novidade que se destaca em qualquer terreno: a nova A6 allroad quattro. O primeiro lançamento da marca deste ano já pode ser adquirido nas concessionárias da Audi de todo o país.

Pronta para enfrentar terrenos mais difíceis sem perder a classe e o conforto, a nova Audi A6 allroad amplia a gama de utilizações do modelo A6 Avant, podendo ser conduzida quando o asfalto acaba. Terceira geração de sucesso dos modelos allroad quattro (as duas primeiras gerações são de 2000 e 2006, respectivamente), a nova perua da Audi tem melhor desempenho e redução no consumo de combustível de até 20% em relação ao modelo anterior.

Carroceria e design exterior

A nova A6 allroad quattro tem 4,94 metros de comprimento, 1,90 metros de largura e 1,47 metro de altura, sendo alguns milímetros maior do que a versão Avant. O veículo segue o princípio de construção ultraleve Audi, com 20% dos componentes feitos em alumínio. Com postura esportiva, a nova Audi A6 allroad quattro apresenta proporções equilibradas e a opção de tecnologia Full LEDs para os faróis.

A carroceria do Audi A6 allroad é seis centímetros mais elevada do que a da A6 Avant. Entre os destaques exteriores, longarinas do teto montadas em barras duplas, soleiras laterais, para-lamas mais largos e a grade frontal single frame com design vertical.

Coberturas de aço inoxidável protegem a parte inferior da carroceria na dianteira e traseira do carro e o sistema de escape termina em duas grandes saídas achatadas.
Com visual moderno, as molduras laterais das rodas, para-choques e soleiras são pintadas em cores contrastantes com as da pintura externa, com 12 opções oferecidas pela fábrica: preto brilhante, branco ibis, marrom metálico, cinza dakota , preto havana, azul luar, cinza oolong, verde pérola, branco geleira, prata gelo, vermelho granada e preto fantasma.

Interior e compartimento de bagagem

O interior da Audi A6 allroad quattro oferece espaço de sobra, graças à longa distância entre eixos de 2,91 metros, com design elegante, ergonomia exemplar e acabamento superior.

Detalhes visuais diferenciam a A6 allroad quattro, como o carpete e painel de instrumentos totalmente na cor preta. Outros detalhes refinados incluem os acabamentos em alumínio, assim como as soleiras da porta também em alumínio, estampadas com a inscrição “allroad”.

O compartimento de bagagem da nova A6 allroad quattro é extremamente espaçoso, com capacidade de 565 litros. Travas no porta-malas tornam mais fácil rebater os bancos traseiros, aumentando a capacidade de carga para 1.680 litros. Equipamentos de série destacam a praticidade do novo modelo, como o sistema de trilhos com kit de segurança para dividir o compartimento de bagagem, conforme a necessidade, com tiras para prender a carga e um piso de carga dupla.

Equipamentos e Audi Connect

A Audi oferece uma série de equipamentos para a nova A6 allroad quattro, como o sistema de iluminação ambiente interior suave e com LEDs; e bancos dianteiros elétricos com memória para o do motorista. Outros destaques incluem duas zonas de ar-condicionado automático, teto solar panorâmico Open Sky elétrico e chave inteligente que liga o carro mesmo estando no bolso do motorista.

Entre as opções para os equipamentos de informação e entretenimento está o sistema de navegação MMI Plus com acionamento touchpad (MMI touch) e controle através de comando de voz, com monitor retrátil de oito polegadas que exibe imagens com alta definição e alto contraste. Uma função que mostra a inclinação do carro foi adicionada ao sistema operacional MMI, oferecido de série, assim como o computador de bordo, com teclas de função com acabamento em alumínio.

Outro destaque entre os equipamentos oferecidos pela montadora é o sistema de som Bang & Olufsen com 15 alto-falantes.

Sistemas de assistência ao motorista

Para oferecer ainda mais confiança e segurança na condução, a nova Audi A6 allroad quattro oferece um pacote opcional com sistema de auxílio ao motorista, como o piloto automático adaptativo (adaptive cruise control – ACC), que sempre mantém o veículo a uma distância adequada do carro à frente. Em velocidades inferiores a 30 km/h, o sistema inicia a frenagem máxima, no caso de colisão iminente. O ACC Stop & Go trabalha em conjunto com o sistema de segurança Audi Pre Sense Plus.

Outro equipamento, o Audi side assist, auxilia o condutor a fazer a troca segura de faixa. O assistente de visão noturna (Night Vision), que detecta e indica pessoas na pista, reduz o stress de dirigir no escuro. O sistema de informação ao motorista possui ainda uma função de recomendação de descanso, que detecta quando o condutor está ficando cansado e sugere uma parada. O pacote ainda inclui Head-up display, que projeta as principais informações no para-brisa e faróis Full LEDs.

Transmissão e motorização

A nova A6 allroad quattro vem equipada com um potente propulsor V6 de 3.0 litros, com turbo e injeção direta de combustível. O consumo de combustível foi reduzido em até 20% em comparação ao modelo anterior, chegando a 8,5 km/litro (11,2 km/litro de média entre cidade e estrada).

O motor 3.0 TFSI, impulsionado por um compressor acionado mecanicamente, produz 310 cv de potência e 440 Nm de torque. A aceleração da A6 allroad quattro de 0 a 100 km/h é feita em 5,9 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.

O modelo é equipado com câmbio S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem esportiva, que pode funcionar no automático – uma das principais razões para a alta eficiência do modelo – ou manual, com a opção de trocas de marcha nos shift-paddles no volante.

O sistema de tração permanente quattro®, integral, trabalha em conjunto com o sistema de vetorização de torque, que atua nas quatro rodas: se uma delas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela destracione. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.

Chassis

O chassis da A6 allroad quattro combina esportividade e conforto de maneira equilibrada, com uma nova direção assistida eletromecânica sensível e altamente eficiente. A direção dinâmica ajusta a relação da direção com a velocidade de condução.

Com o sistema Audi Drive Select, o motorista pode ainda variar as características da direção, suspensão a ar, pedal do acelerador e transmissão automática.

No modo Eficiência, por exemplo, estes sistemas funcionam da maneira mais econômica possível. Há ainda a opção de configurar livremente o Modo Individual.

A suspensão a ar adaptativa, que inclui sistema de amortecimento controlado, é de série. Ela rebaixa a carroceria em 15 milímetros da posição normal (automática) quando o carro circula em alta velocidade (módulo dinâmico) e a eleva em até 35 milimetros no modulo Allroad, adequado para terrenos acidentados. Além disso, o motorista pode selecionar o módulo elevado (Lift) em baixa velocidade. Um adicional de 10 milímetros permite ainda que a nova Audi A6 allroad quattro vença grandes irregularidades na pista.

O veículo vem com rodas de liga leve de 19 polegadas de diâmetro e 8,5 de largura, com pneus 225/45. Equipado com freios potentes, o modelo tem ainda um sistema de assistência em descidas íngremes que pode ser ativado pelo condutor – nesta condição, a velocidade é limitada entre 10 e 20 km/hora, dependendo da superfície do terreno.

Read more Nova Audi A6 allroad quattro chega ao Brasil preparada para qualquer terreno

Deixe um comentário