Palácio dos Bandeirantes mostra Presépios de Natal de 12 países

Exposição contempla diversidade cultural de locais onde a representação do nascimento de Jesus Cristo foi concebida

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — A representação do nascimento de Cristo contempla os mesmos elementos nos mais variados cantos do mundo. Mas as particularidades de cada região, Estado ou país influencia na concepção dos personagens. E essa diversidade cultural pode ser conferida na exposição “A tradição do Presépio em seus diferentes contextos”, que acontece no Palácio dos Bandeirantes, na capital, até 6 de janeiro de 2013.

Promovida pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, a exposição reúne 39 presépios de 12 países diferentes. “Essa mostra contempla a diversidade cultural dos diversos locais onde os presépios foram produzidos, não só do ponto de vista da religiosidade, mas histórica e artística também”, disse Ana Cristina Carvalho, curadora do acervo.

As peças fazem parte do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, do Memorial da América Latina e da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, fundada em 1675. O visitante poderá encontrar presépios da África (Angola), Europa (Polônia, Portugal, Alemanha, Espanha) e América Latina (México, Chile, Colômbia, Peru, Guatemala, Venezuela e Brasil – Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e São Paulo).

Etnias – Os traços marcantes das etnias estão representados nos elementos da representação do nascimento de Jesus Cristo. Como a ala indígena, evidente nos presépios da Venezuela, Peru e Colômbia, por exemplo. “Entre os três representantes da África, um deles foi concebido em ferro por um grupo étnico muito relevante do continente”, destaca Ana Cristina.

Outro destaque da exposição é um presépio todo feito em miniatura, cujos personagens medem no máximo 6 centímetros. Há ainda o presépio feito com massa de batata pintada e envernizada. A curadora ressalta que os presépios representam questões históricas, geopolíticas, além da magia da natividade de Cristo. Os visitantes poderão ver também pinturas, esculturas, mobiliário e objetos sacros.

Serviço:

Exposição “A tradição do Presépio em seus diferentes contextos”

Até 6 de janeiro de 2013, de terça a domingo, das 10h às 17h

Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4.500, São Paulo, SP)

Entrada e estacionamento gratuitos

Informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br

Grupos acima de 10 pessoas: agendamento em monitoria@sp.gov.br

Read more Palácio dos Bandeirantes mostra Presépios de Natal de 12 países