Parques Estaduais de São Paulo são opções de lazer e descanso para turistas neste verão

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — Com a temporada de verão se aproximando, quem gosta de viajar para o litoral já pode começar a fazer planos de passeios. As áreas de preservação da Mata Atlântica remanescentes no litoral paulista – geridas pela Fundação Florestal (Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo) – apresentam opções interessantes para turistas se conectarem com a natureza.

As Unidades de Conservação da Fundação Florestal recebem visitantes o ano todo. Nas trilhas, que em sua maioria exigem um guia, ou alguma taxa para o passeio, é obrigatório o uso de tênis e calça comprida e itens como repelente, protetor solar, óculos de sol e capa de chuva são fundamentais para uma visita agradável aos parques. Confira alguns roteiros e as formas de contato em cada unidade.

Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba

O Núcleo conta com diversas trilhas, entre elas a Trilha Noturna, onde o turista pode avistar espécies de animais de hábito noturno, entre elas, os cogumelos bioluminescentes. Outro destaque da Unidade é a Trilha do Jequitibá, onde está situado o Circuito de Observação de Aves, com comedouros e condições ideais para avistar diversas espécies, como tiê-sangue, saíras, sabiás e outros.

Serviço:

PESM – Núcleo Caraguatatuba

Rua do Horto Florestal, 1200, Bairro Rio do Ouro.
As visitas precisam ser agendadas.
Para informações, ligue: (12) 3882-5999, das 14h às 17h, acesse o Site do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba ou envie um e-mail para: nucleocaragua@hotmail.com.br

PESM – Núcleo São Sebastião

Os turistas que estiverem em São Sebastião poderão visitar a trilha da Praia Brava, que conta com subidas íngremes, passando por mirantes, terminando na Praia Brava, que é deserta e boa para a prática de surf. O Núcleo São Sebastião reserva também ao visitante, um passeio pelo Sítio Arqueológico São Francisco, o mais importante sítio arqueológico do PESM. São 3 km quadrados de ruínas de aquedutos, terraços, fornos eoratórios, de mais de 200 anos de história de um engenho que era, na verdade, uma fazenda de escravos.

Serviço:

PESM – Núcleo São Sebastião

Agendamento das trilhas deve ser feito pelo Centro de Informações Turísticas, que disponibiliza guias. Os interessados devem ligar para (12)3865-4335 ou (12)3892-2620. Para informações, escreva para: pesm.saosebatiao@fflorestal.sp.gov.br , pesm.nss@gmail.com , ou acesse o Site do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião

PESM – Núcleo Picinguaba

O Centro Cambucá de Observação de Aves, destinada à observação e estudo das aves, é um dos atrativos no Núcleo Picinguaba. O espaço tem um grande lago, onde são avistadas e registradas as paradas de aves migratórias. Além de diversas trilhas, o Núcleo reserva ainda uma visita pela Comunidade Tradicional Quilombola da Fazenda, onde os turistas poderão visitar a Agrofloresta, Casa de Farinha, Roda de Conversa com moradores antigos, apresentação musical “Tambores da Fazenda” e visita à cachoeira; é possível também agendar um almoço tradicional na comunidade.

Serviço:

PESM – Núcleo Picinguaba

Rodovia BR – 101, km 08. As trilhas necessitam de agendamento prévio, pelo email: agendamento.picinguaba@gmail.com, ou pelo telefone (12) 9707-2426. Para informações, ligue (12) 3832-1397, ou acesse o Site do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba

Parque Estadual da Ilhabela

No Parque Estadual da Ilhabela, um dos roteiros mais procurados é a Trilha do Pico do Baepi. O local é procurado por ecoturistas que gostam de caminhadas mais desafiadoras. Seu principal atrativo, além da Mata Atlântica preservada, são os mirantes, que proporcionam vistas panorâmicas, com paisagens incríveis. Outro passeio muito procurado é o da Estrada Parque de Castelhanos. Com uma extensão de 17 km, a estrada liga a zona urbana de Ilhabela com a comunidade da Praia dos Castelhanos. Ela pode ser feita a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículo.

Serviço:

Parque Estadual Ilhabela

A entrada é gratuita, porém a maioria das trilhas depende de contratação de guias. Preços sob consulta diretamente nas unidades de conservação. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (12) 3896-2585, (12) 3896-1646, ou acesse o Site do Parque Estadual Ilhabela

Parque Estadual da Ilha Anchieta

Quem visitar o Parque Estadual da Ilha Anchieta, em Ubatuba, poderá conhecer o Patrimônio Histórico da Ilha, habitada por Índios da tribo Tupinambás. Em 1977, a Ilha se tornou reduto de preservação e conscientização ambiental, tombada pelo CONDEPHAAT. Outro importante roteiro é a Trilha Subaquática, disponível apenas durante a Temporada de Verão. O mergulho é realizado próximo ao Costão Rochoso, com uma rica e complexa comunidade biológica.

Serviço:

Parque Estadual da Ilha Anchieta

Todos os passeios necessitam de agendamento e a taxa é de R$ 12,00, mas o valor das trilhas não está incluso nesta taxa. Para agendar os roteiros oferecidos, o interessado deve ligar para (12) 3832-1397, das 8h às 16h ou escrever para peianchieta@yahoo.com.br. Para informações, acesse o Site do Parque Estadual da Ilha Anchieta

Parque Estadual do Rio Turvo – Núcleo Capelinha

No Núcleo Capelinha, os visitantes poderão conhecer a Trilha da Cachoeira, que tem como principais atrativos, a contemplação das serras e mirantes em seu percurso, além da própria cachoeira. Outro atrativo é a Trilha das Andorinhas, onde os visitantes poderão passear por um rio encachoeirado.

Serviço:

Núcleo Capelinha

Rodovia Régis Bittencourt, km 511/Sul Bº Capelinha, Cajati/SP. Para informações, ligue para (13) 3821-1480, (13) 3821-5030 e (13)3855-7137, escreva para o email: pe.rioturvo@fflorestal.sp.gov.br. A entrada é gratuita.

Parque Estadual Carlos Botelho

Os visitantes do Parque Estadual Carlos Botelho poderão desfrutar de diversas trilhas, entre elas, a Trilha da Represa/Fornos, uma fazenda de imigrantes na década de 40. A trilha tem como principais atrativos, os fornos de carvão da década de 40 e a represa. Além das trilhas, a sede dispõe de Centro de Exposição Temático, Mini Museu de Zoologia e Trilha das Bromélias adaptada para Portadores de Necessidades Especiais ou com mobilidade reduzida.

Serviço:

Parque Estadual Carlos Botelho

O ingresso é de R$ 6,00 e o valor das trilhas é variado, devendo ser consultado previamente. Há necessidade de agendamento prévio, com pelo menos 5 dias de antecedência. Para informações, entre em contato com o Setor de Agendamento e Informações, das 8h as 16h, pelo telefone (15) 3379-1477, pelo email pe.carlosbotelho@fflorestal.sp.gov.br, ou acesse o Site do Parque Estadual Carlos Botelho

Read more Parques Estaduais de São Paulo são opções de lazer e descanso para turistas neste verão

Deixe uma resposta