Raciocínio Lógico e Política no Dia do Professor

Renato J. Costa Valladares

 

 

 

 

 

 

 

Renato J. Costa Valladares

 

Dia do ProfessorDedico este artigo ao Professor em nosso Dia.


…o partido da candidata Dilma e do presidente Lula prejudicou os aposentados sob o ponto de vista financeiro. Este prejuízo é continuado e persiste até hoje… o presidente Fernando Henrique Cardoso usou palavras inadequadas contra aposentados, mas não os prejudicou em um único centavo. Em vez disso o presidente Lula efetivamente reduziu ganhos de aposentados. Isto significa que o partido do candidato Aécio não prejudicou os aposentados, mas o partido da candidata Dilma os prejudicou. 


RIO [ ABN NEWS ] — Contrariamente ao hábito de não citar nomes, hoje os citei porque os protagonistas do artigo são os presidentes e candidatos Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Rousseff e Aécio Neves. Os fatos que deram origem ao artigo são bem conhecidos, eliminando qualquer possibilidade de anonimato. 

Em um dos primeiros dias de propaganda eleitoral no segundo turno para a Presidência da República, a candidata Dilma acusou o presidente Fernando Henrique de ter chamado os aposentados de vagabundos. Isto ocorreu quando ela estava dizendo na TV que o partido de seu adversário Aécio havia tratado mal os aposentados. Como todos nós sabemos, o candidato Aécio e o presidente Fernando Henrique são filiados ao mesmo partido. 

Quando ela falou isto, eu não acreditei. A candidata estava falando contra si mesma, deixando de levar em conta preceitos básicos do raciocínio lógico. 

Quando se referiu aos aposentados o presidente Fernando Henrique estava tentando cobrar uma parcela dos ganhos da aposentadoria para reduzir as despesas da previdência social. Como era de se esperar os aposentados não gostaram da ideia, lutaram contra os projetos e a lei proposta pelo presidente da República não foi aprovada. É fato bem conhecido que o partido dos presidentes Lula e Dilma lutou tenazmente a favor dos aposentados. Em algum momento deste processo, o presidente Fernando Henrique chamou aposentados de vagabundos. 

Isto significa que o partido do candidato Aécio e do presidente Fernando Henrique não prejudicou os aposentados sob o ponto de vista financeiro. 

O tempo passou. O presidente Lula foi eleito, examinou as despesas da previdência social e as achou grandes. Por isso decidiu cobrar uma parcela dos ganhos dos aposentados. Mais uma vez os aposentados não gostaram da ideia e lutaram contra os projetos. Diferente do que ocorreu antes o partido dos presidentes Lula e Dilma lutou tenazmente contra os aposentados e a lei proposta pelo presidente foi aprovada. Até hoje aposentados pagam uma parcela de seus ganhos. 

Isto significa que o partido da candidata Dilma e do presidente Lula prejudicou os aposentados sob o ponto de vista financeiro. Este prejuízo é continuado e persiste até hoje. 

Em resumo, o presidente Fernando Henrique usou palavras inadequadas contra aposentados, mas não os prejudicou em um único centavo. Em vez disso o presidente Lula efetivamente reduziu ganhos de aposentados. Isto significa que o partido do candidato Aécio não prejudicou os aposentados, mas o partido da candidata Dilma os prejudicou. 

Como se isso não bastasse há outro fato importante a ser considerado. Por motivos óbvios as palavras inadequadas do presidente Fernando Henrique foram pronunciadas há mais de 12 anos, não tendo tido nenhuma influência significativa ao longo deste tempo. O cidadão comum (eu, você, a vizinha, o entregador, etc.) certamente vai concluir que a candidata Dilma está se apoiando em detalhes irrelevantes porque há pouca coisa importante que possa atacar os adversários. As pessoas comuns também podem fazer a célebre pergunta. Por que a candidata Dilma abandonou os próprios méritos para gastar seu tempo com as irrelevâncias alheias? 

Gostaria de dizer que embora este artigo seja sobre política seu tema central não é a política e sim o raciocínio lógico/matemático e seus desdobramentos em todas as direções do conhecimento. A política é um destes conhecimentos, como pode ser visto no livro “O Jeito Matemático de Pensar” (Editora Ciência Moderna).

Finalmente cumprimento todas as professoras e professores que usando conhecimentos básicos criam condições para alunos e ex-alunos adquirirem outros conhecimentos que em certas circunstancias parecem não ter sido ensinados por ninguém. Por experiência própria vejo isto na Matemática, mas tenho certeza que os outros conhecimentos têm aplicações similares.

Renato J. Costa Valladares, Professor e Escritor, é Doutor em Ciências e Mestre em Matemática.

O leitor que quiser pode falar com o autor pelo e-mail rjcvalladares@gmail.com


1924/2014: ABN NEWS 90 ANOS

DESDE 1924: ABN AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS

SINCE 1924: ABN NEWS + BRAZILIAN NEWS AGENCY