Salário de secretária pode chegar a R$ 9,5 mil

Page Personnel

Profissional tem papel estratégico nas companhias

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] – Administrar agendas e atender telefonemas não são mais as únicas tarefas de uma secretária. O perfil desse tipo de profissional já não é mais o mesmo da tradicional figura conhecida no mercado de trabalho. Hoje a secretária ocupa uma função estratégica nas companhias e é extremamente exigida. Não é à toa que o salário dela pode chegar a R$ 9,5 mil, como é o caso de uma secretária executiva trilíngue de uma multinacional. 

“Nos últimos dez anos, a secretária executiva passou a se especializar, e com isso conseguiu desenvolver um papel que vai além daquele de facilitadora do dia-a-dia do executivo. Ela passou a englobar uma multiplicidade de atividades que têm por objetivo antecipar, identificar e resolver problemas”, explica Leandra Pisciottano, gerente da divisão especializada em contratação de profissionais da área de Secretariado na Page Personnel. 

Hoje o escopo de trabalho de uma secretária é ainda maior. Além de suas funções originais, precisa atuar como o “braço direito” das corporações, tendo lugar até mesmo nos processos decisórios da companhia. Atuam como um canal de comunicação e fazem o papel de “ponte de informações”, intermediando a comunicação entre o executivo e seus funcionários.

“O atual momento econômico brasileiro tem influência direta no papel desses profissionais, em relação à sua posição, às suas funções/atribuições e ao seu plano de carreira”, conta Leandra. “Os Office Managers – que são responsáveis pela administração geral dos escritórios, trazendo soluções rápidas e de baixo custo para as organizações – passaram a ser muito procurados e valorizados no Brasil desde o início de 2011, devido à entrada de muitas start-ups por aqui, e a tendência é que continuem em alta”, completa.

 

Que perfil as empresas visam na hora de contratar esses profissionais? 

1)    Trouble shooting: essa característica cada vez mais é requerida nos job descriptions de secretárias contratadas pelas maiores empresas atuantes no Brasil. “Para demonstrar e colocar em prática a solução de problemas, ela precisa não apenas de uma organização impecável e de jogo de cintura, mas também de um complexo conhecimento a respeito da administração geral da empresa, de seus processos e das pessoas envolvidas em cada uma dessas etapas”, explica Leandra.

2)    Formação acadêmica também é muito importante. Há um tempo, era muito comum entrevistar candidatos para essas posições que começaram suas carreiras na área por um acaso, ou até mesmo por falta de opção. Hoje, a profissão ganhou muita valorização no mercado, e muitos profissionais têm escolhido a carreira desde o início, frequentando facudades de primeira linha, pós-graduação e cursos de especialização na área. 

3)    Idiomas também são muito importantes. É natural que os profissionais desta área precisem se comunicar com empresas situadas em outros países, e com executivos de todas as partes do mundo.

4)    Como soft skills (que são as características comportamentais visadas para as posições), adaptabilidade, dinamismo, empreendedorismo e senso de propriedade são muito visados.

 

Qual a remuneração média destes profissionais? 

Segundo Estudo de Remuneração Page Personnel 2013/2014, algumas posições da área chegaram a ter incremento de até 60% em aumento de remuneração em relação ao mesmo período do ano passado.

Confira abaixo a remuneração média aplicada aos principais cargos da área, por função e nível de senioridade, em São Paulo:

Tabela de remuneração em São Paulo

 

Quatro dicas para entrar nesse mercado:

  • Pesquise empresas que estejam entrando agora ou sendo criadas no Brasil. Start-ups em geral trazem uma grande liberdade de atuação e de inovação – o que pode significar uma ótima progressão de carreira em médio prazo;
  • Parlez vous français? Idiomas são um grande diferencial, quanto mais línguas você puder dominar, melhor;
  • Invista em sua formação. Vários cursos de curta e longa duração hoje são oferecidos em diversas áreas, o que importa é não ficar parado;
  • Soft skills: você é organizado (a), tem conhecimento de processos, se relaciona bem com as pessoas? Busque formas de demonstrar essas características no seu dia-a-dia. Elas podem te render melhores posições no futuro.

 

Sobre a Page Personnel – A Page Personnel faz parte do PageGroup, grupo global de recrutamento especializado. É responsável pelo recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão. Possui quatro escritórios no Brasil com as unidades de negócio Page Personnel, Page PCD (Pessoas com Deficiência), Page Talent (Estágios e Trainees) e Page Interim (Temporários e Terceiros).