Tradicional colheita da maçã acontece em Fraiburgo Santa Catarina

FLORIANÓPOLIS [ ABN NEWS ] — Fraiburgo, situada em Santa Catarina, é considerada uma das maiores cidades produtora e exportadora de maçãs do Brasil. Por tal feito, a cidade ficou conhecida como Terra da Maçã.

De acordo com a ABPM (Associação Brasileira dos Produtores de Maçã), a atividade gera 98 mil empregos direta e indiretamente na região de Fraiburgo e cidades de Santa Catatina. Na safra 2011/2012, foi produzido aproximadamente 1,2 milhão de toneladas e foram exportadas 72,1 mil toneladas da fruta, tendo um crescimento de 61% em relação ao ano anterior.

Todos os anos, um grande número de turistas se hospedam na região especificamente por causa da colheita da maçã, que é um espetáculo da natureza que propicia ao visitante a oportunidade de colher a fruta da própria macieira, em área destinada aos turistas. Além da visita à cultivares (Gala e Fuji) é permitida a visita ao frigorífico de maçã, onde é possível observar a classificação e todo o processo pelo qual a maçã passa antes de chegar ao consumidor.

Por ser a grande produtora que é, a culinária regional elaborada a partir do fruto, recebe grande destaque e já ganhou referência por todo o Brasil com receitas como a “Torta de Maçã Renar”, do restaurante do Hotel Renar que já foi publicada várias vezes pela imprensa, como uma opção de sobremesa com base na maçã, além de outros pratos com a fruta e da gastronomia nacional e internacional presentes no dia a dia dos visitantes que passam pelo Hotel e outros pontos da cidade.

A colheita começou em dezembro, mas o auge ocorre em janeiro, fevereiro e março e vai até meados de abril. É Uma linda paisagem campestre que encanta toda a família.

Read more Tradicional colheita da maçã acontece em Fraiburgo Santa Catarina

Deixe um comentário